Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

GA..GA...GAGUEIRA...TEM CURA VIU?!


Depois que me formei em fonoaudiologia vi como é difícil responder a tudo que as pessoas nos perguntam em qualquer lugar e sobre qualquer assunto que tem haver com nossa profissão, tem gente que para pra perguntar no supermercado, no salão, na depiladora...até em velório se a gente não cortar tamo lá dando uma consultoria grátis...hehe, desculpe os que sempre perguntam mas quem passa por isso sabe que é um saco né gente?! Vai ai então uma breve colocação sobre gagueira, que sabe assim as dúvidas não diminuem...haha
Beijos
Muito se fala sobre as causas da gagueira.

Você sabe dizer se a gagueira é causada:
- Por um susto?
- Pelo nervosismo?
- Por imitação?
- Pela ansiedade?
- Por traumas ou problemas psicológicos?
- Pelo excesso de cobrança e repreensão dos pais?
- Pela hereditariedade?
- Por um mal funcionamento do cérebro?
Existem várias teorias que procuram explicar as causas da gagueira. Até o momento, o mais aceito na comunidade científica é que a gagueira seja causada pelo mal funcionamento de algumas áreas do cérebro responsáveis pela fala, resultante de tendência hereditária ou de alteração estrutural do cérebro; os fatores psicológicos e sociais podem agravar a manifestação da gagueira, mas não seriam sua causa. Os sintomas da gagueira seriam a parte mais visível desta interação entre fatores. Entretanto, também existem outros sintomas bem menos visíveis para a sociedade, mas igualmente importantes para a pessoa que gagueja: o sofrimento e a frustração por não conseguir falar normalmente, o medo e a vergonha de gaguejar em determinadas situações. E, além disso, a pessoa que gagueja também precisa lidar com o preconceito e o estigma social.
Apesar de existir várias teorias diferentes sobre as causas da gagueira, todas concordam em um ponto: a gagueira é involuntária. Isto quer dizer que a pessoa que gagueja não consegue evitar a ocorrência da gagueira e, por mais que se esforce, não consegue ter controle absoluto sobre sua fala. Por isso, para superar a gagueira, não basta ter força de vontade, ficar calmo, respirar ou pensar antes de falar. É necessário um tratamento personalizado com fonoaudiólogo e um psicólogo.
Confie em quem sabe o que fala: procure um fonoaudiólogo!

Nenhum comentário: